O concurso para a marca-manifesto da Fábrica de Restauro, braço do Mosaico (coletivo de alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie), tinha por objetivo selecionar o logo que melhor representasse os trabalhos do grupo, de discussão e capacitação profissional para proteção de bens materiais e imateriais. A proposta apresentada, por sua vez,  busca sintetizar formalmente as noções que o próprio nome evoca: de fábrica e de restauro.
A defesa parte do entendimento de fábrica enquanto local de produção e ação - no caso do grupo, de produção de conhecimento e da ação física sobre o espaço construído. A noção de restauro, por sua vez, vem da ideia de “saber fazer”. Restaurar é  refazer, reconfigurar e reconhecer, como uma vez já fora, um objeto ou edificação - isso se dá pelo conhecimento e, principalmente, pela memória. Assim, o logo assimila os contornos serrilhados de um típico telhado fabril ou de uma gaveta de arquivos para sua constituição.
* Recebeu Menção Honrosa no referido concurso.

Localização: São Paulo . SP
Ano: 2021
Status: Projeto
Tipologia: Design / Institucional
voltar ao topo