O projeto para o Techo Mexico foi produzido no âmbito de um concurso internacional de ideias, que visava otimizar a construção e a performance das moradias de emergência promovidas pela ONG. O desafio consistia em produzir uma casa econômica, materialmente sustentável, de fácil construção e que se mostrasse flexível aos diferentes momentos e configurações de famílias.
Em desenho, o primeiro ato foi garantir chão. Em um contexto denso como o das comunidades e favelas, garantir chão é fundamental para que haja respiro entre as contruções, assim, a proposta se desenvolveu com uma planta inicial de 20m² sobre uma plataforma de 40m².
A tectônica consiste em fundações com pontaletes e quadros de madeira, sobre os quais apoiam-se pilares e vigas compostas, telhado e fechamentos. Estes, por sua vez, imaginados em modulações para as aberturas de portas e janelas e em materiais diversos, como madeira, placas de plástico reciclado e garrafas PET.
* Techo Mexico recebeu Menção Honrosa no referido concurso, foi apresentado no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (Rio de Janeiro, 2021) e ganhou o Prêmio IAB-SP de 2019 de melhor projeto em estruturas de madeira.
Projeto desenvolvido em conjunto com Fresta Arquitetura e Antônio Fabiano Jr.

Localização: Cidade do México, México
Ano: 2019
Status: Projeto
Tipologia: Arquitetura / Residencial
voltar ao topo